18 fevereiro, 2015

[Resenha Crítica] Você é livre!

Um grito de liberdade contra a escravidão que persiste no mundo atual.






Título Original: Tu ès libre!
Autora: Dominique Torrès
Gênero: Literatura Infanto-juvenil.
Editora: Autêntica
Ano da publicação: 2012.

Sinopse: “No Níger, país africano, Amsy e sua família são escravos. Uma manhã, quando Amsy cata gravetos para a mãe acender o fogo e preparar a refeição dos donos, um homem desconhecido conversa com o garoto e se propõe levá-lo para  onde ele poderá viver livre. Seja como for, Amsy deverá lutar muito, porque o caminho da liberdade é duro para quem nunca soube senão se calar e obedecer… Um retrato comovente da vida de muitas pessoas ainda submetidas a diferentes formas de escravidão em pleno século XXI”.


Dominique Torrès uma ativista, repórter do canal France 2 (da TV francesa) já produziu quatro filmes sobre escravidão nos dias atuais e escreveu livros sobre o assunto. Fundou e preside a organização Réagir dans le Monde (Reagir no Mundo), que luta contra o problema em diversos países como no Níger. “Você é livre” é seu primeiro infanto-juvenil. Neste livro Dominique busca despertar jovens para o assunto para que possam passar adiante sua mensagem de luta.

O romance tem como pano de fundo a situação político-cultural do Níger, acompanhando a trajetória do protagonista num país africano cuja realidade se distancia demais da cultura e rotina de jovens europeus e, mesmo de brasileiros.

O jovem Amsy e sua família são escravos de uma família da tribo de tauregues. Os tauregues são um povo nômade que vive da criação de camelos no deserto.
Numa manhã, Amsy corre para seu trabalho matinal antes que seus donos acordem e castiguem a sua mãe e a ele pelo atraso no prepara da refeição. O que Amsy não esperava é que naquela manhã, ele teria a chance de mudar a sorte de toda sua família.

Um homem negro bem vestido aparece do lado do poço onde o garoto colhe gravetos para o fogo... A estranheza e a curiosidade fazem Amsy se aproximar do homem misterioso que se apresenta como Muhamed.

Muhamed consegue ganhar a confiança do garoto e lhe propõe uma aventura sem volta onde Amsy deverá aprender o que significa ser livre. 

Amsy sai numa jornada desconhecida sem saber o que lhe espera num mundo onde não é mais preciso se curvar e cumprir ordens todo o tempo. Se adaptar e assimilar a nova realidade não e fácil para o garoto, e mais difícil ainda é viver longe de sua familiar que continua cativa e por isso ele sabe que precisa libertá-los.  

Mas nessa sua busca pela liberdade, se depara com a descoberta da amizade, do amor pela família e do direito de sonhar e realizar e de ver a si mesmo como homem.

Nas poucas páginas do livro de 102 páginas com lindas ilustrações, acredito que a autora alcançou seu objetivo. A edição brasileira está linda e ganha pontos com as ilustrações de Cristiane Costa. 

+ Reflexão:


Escrito para jovens que vivem em países democráticos. A autora busca confrontar o publico com a realidade da escravidão. Difícil imaginar que em pleno século XXI, ainda existam tantos lugares no mundo em que ela persista. Esta revelação na comovente trajetória do livro 'Você é livre!', instiga-nos a reflexão sobre o sentido do direito primário de todos os homens: A liberdade.

+ Quotes do livro “Você é Livre!”:


“O mundo não está longe de ser perfeito; a vida não é um paraíso. O importante é avançar e permitir que os outros evoluam...” – Muhamed

 “Naquela manhã, meus pais tomaram a decisão de fugir pelo deserto, nem que fosse para morrer no caminho.” - Muhamed

 “Agora que percebe que sua vida pode lhe pertencer de fato, basta que se decida assim.”  - Hadiza

+ Curiosidade:

A associação "Timidria", citada no livro, e que luta para abolir a escravidão no Niger realmente exite e é apoiada pela Associação da qual a Autora deste livro faz parte. Assim, é importante dizer que parte dos direitos autorais desta obra é entregue diretamente a Associação "Reagir No Mundo" ( Rèagir dans le Monde). 
Para adquirir o livro visite o site da Editora Autêntica ou sua livraria de preferencia ;) 

+ Avaliação:


2 comentários :

  1. Não faz muito meu tipo de leitura, mas com tão poucas páginas, ilustrações e uma ótima reflexão, não é de se deixar passar um livro assim ;) Valeu pela dica!!!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  2. O livro e muito bom tanto sua história e também seu tema que é abordado

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.
Leia , pense, se expresse!